Quem Somos

Histórico Resumido da Associação Espírita Anjo Gabriel

Filial de Santos

Em 7 de setembro de 1914, um humilde casal, ele Joaquim Clemente, cozinheiro, ela Carolina Clemente, costureira, fundou na cidade de São Paulo o Lar Espírita Anjo Gabriel, que funcionando àquela época em regime de internato, chegou a abrigar 300 crianças. Hoje o Lar, que se localiza na Rua Conselheiro Moreira de Barros nº 497 no Bairro Santana, funciona como creche, atendendo aproximadamente 80 crianças.

Tanto Joaquim Clemente, como Carolina Clemente eram médiuns de cura e vinham a Santos uma vez por semana para atender pessoas necessitadas que se deslocavam também das cidades vizinhas como Itanhaem, Bertioga, Itatinga, etc.

O trabalho foi crescendo de tal maneira que em 26 de junho de 1921 fundaram a Associação Espírita Anjo Gabriel, cuja primeira sede alugada, funcionou na Rua Xavier da Silveira – Centro de Santos.

Em 1926, após um árduo trabalho comunitário de voluntários tendo à frente o casal Clemente, foi fundada a sede própria na Rua José de Alencar nº 9. Na época, o local era de difícil acesso em virtude do mangue ali existente.

É impossível dissociar a história da Associação Anjo Gabriel da figura do Sr. Mário Affonso, que nascido em 1916, portanto com 06 anos de idade quando da fundação da Associação, já acompanhava desde a tenra infância seus pais aos trabalhos da Casa.

Com a autorização do Sr. Mário Affonso e da diretoria da Matriz em São Paulo, no dia 02 de novembro de 1990, com a vinda de novos colaboradores, iniciamos as obras de adequação às necessidades atuais da nossa Casa.